1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

História da LACV

Em setembro de 2010, um grupo de acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará se dispôs a fundar a Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular (LACV)

sob orientação da Dra. Vânia Lúcia Cabral Rebouças e do Dr. Carmelo Silveira Carneiro Leão Filho, tendo em vista a importância da Cirurgia Vascular para a formação médica e a carência de uma disciplina sobre esse tema no curso de Medicina da UFC. Desse modo, houve o consenso da necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre essa especialidade bastante abrangente e de extrema relevância médica. A LACV tem encontros semanais onde aulas sobre temas de relevante importância são apresentados pelos membros da Liga, por docentes ou residentes das especialidades e professores convidados. Nas reuniões também são discutidos os projetos e as pesquisas desenvolvidas pelos alunos. Além disso, os membros do grupo participam dos estágios nos hospitais filiados a Liga (Hospital Geral de Fortaleza e Instituto Dr. José Frota) além de um Curso Teórico-Prático no Hospital Universitário Walter Cantídio, cumprindo rigorosamente as determinações de cada instituição quanto a frequência e pontualidade.

No campo da extensão universitária, são realizadas atividades voltadas ao esclarecimento da sociedade sobre as principais doenças que acometem o sistema vascular e sua prevenção. Além disso, a LACV vem promovendo ativamente, em parceria com o Serviço de Cirurgia Vascular do HUWC, cursos e simpósios anualmente, tendo realizado o III Curso Básico de Angiologia e Cirurgia Vascular em setembro de 2011 e o III Simpósio Cearense em Acesso Vascular para Hemodiálise em março de 2012. Seus membros vêm ainda participando ativamente de diversos congressos de cirurgia, com apresentação de trabalhos de grande impacto científico. Através dos conhecimentos adquiridos com as aulas e com a experiência vivenciada nos estágios dos hospitais vinculados, o grupo planeja elaborar um livro sobre a especialidade voltado aos acadêmicos. Ao estimular a discussão sobre a temática, uma porta se abre para melhorar a grade curricular do curso de Medicina. O benefício para a sociedade é garantido porque se tem a certeza que melhores médicos estão sendo formados, capazes de identificar e tratar as doenças vasculares.

Cirurgia Vascular Huwc-UFC